Percursos Pedestres

Percursos Pedestres

A ilha possui diversos percursos oficiais, devidamente assinalados, com diferentes níveis de dificuldade e que podem ser realizados autonomamente, ou com empresas especializadas que ajudam na interpretação e segurança.

Conheça os Trilhos

Passagem das Bestas

Circular | Nível - Médio | 4 Km | 2h30

Rocha do Chambre

Circular | Nível - Médio | 8.8 Km | 2h30m

Algar do Carvão - Furnas do Enxofre

Circular | Nível - Médio | 6.6 Km | 2h30

Baías da Agualva

Linear | Nível - Médio | 3.8 Km | 2h00

Fortes de São Sebastião

Linear | Nível - Fácil | 5.7 Km | 2h30m

Malha Grande - Biscoitos

Linear | Nível - Médio | 14.2 km | 3h30m

Mistérios Negros

Circular | Nível - Difícil | 4.9 Km | 2h30m

Relheiras de São Brás

Circular | Nível - Fácil | 5 Km | 2h00m

Serreta

Linear | Nível - Médio | 6.8 Km | 2h30m

Monte Brasil

Circular | Nível - Médio | 7.4 Km | 2h30m

Grande Rota do Oeste

Linear | Nível - Difícil | 31.2 Km | 10h00m

Código de Ética e Conduta do Pedestrianista

1 – Leia com atenção o mapa do percurso e instruções auxiliares, verificando se se adequa à sua condição física;

2 – Verifique a previsão meteorológica e as condições do trilho;

3 – Informe alguém do local para onde se dirige e a hora do regresso;

4 – Certifique-se do vestuário e acessórios necessários;

5 – Leve um Estojo de primeiros socorros, um telemóvel para contactos de emergência e água potável;

6 – Preste atenção às marcas e outros pontos de referência;

7 – Mantenha-se no percurso marcado;

8 – Defina um ritmo certo e faça pausas sempre que necessário;

9 – Traga consigo todo o lixo e deposite-o em local apropriado;

10 – Não recolha amostras geológicas nem perturbe o gado;

11 – Feche todas as cancelas que abrir;

12 – Mantenha os seus animais de estimação sob controlo.

Início do trilho

Zona balnear

Elevação

Gruta

Geossítio

Miradouro

Lagoa

Ponto de Interesse

Caminho certo

Caminho errado

Para a esquerda

Para a direita

Passeios que vai adorar

Passeios Culturais

Passeios Culturais

A ilha Terceira respira cultura por todos os poros. Desde a cidade de Angra do Heroísmo, Património Mundial da UNESCO, à Praia da Vitória, cidade natal do escritor Vitorino Nemésio, passando pelas diversas fortificação e impérios espalhados pela ilha, a cultura local é fortemente influenciada pela vivência entre o mar e a terra, entre o sagrado e o profano, com reflexos nas mais variadas tradições e costumes. 

 

Experiências que vai gostar

Veja também

Vulcanismo e espeleologia

Vulcanismo e espeleologia

As ilhas dos Açores apresentam um diversificado património espeleológico, com várias dezenas de cavidades naturais, de diferentes tipos. Abertas ao público, na ilha Terceira, estão o Algar do Carvão (Monumento Natural Regional), a Furna d’Água e a Gruta do Natal.

 

Experiências que vai gostar

Veja também

Saúde e Bem-Estar

Saúde e Bem-Estar

Refúgio para momentos de descontração e equilíbrio, a ilha Terceira dispõe de vários programas de saúde e bem-estar, adequados às necessidades específicas de cada pessoa. 

 

Experiências que vai gostar

Veja também

Passeios a Cavalo

Passeios a Cavalo

A vida é sobre criar momentos únicos e inesquecíveis, como sentir o vento no rosto e o chão voar debaixo de nós.

Envolvidos pelos cenários arrebatadores que a ilha tem para oferecer, os passeios a cavalo são uma óptima opção para relaxar, olhar o céu, os campos verdes, e libertar a sua mente.

A ligação terceirense aos equinos é algo especial, e pode senti-lo quando embarcar nesta aventura. Em 2014, foi reconhecido como raça autóctone o Pónei da Ilha Terceira, um animal de pequenas dimensões, rápido, inteligente, extremamente dócil e de fácil maneio.

Se pretende criar um momento único, esta é uma excelente opção para si, é só fazer a sua reserva e preparar o seu coração.

Há quem afirme que andar a cavalo é o mais próximo de sentir total liberdade.

Experiências que vai gostar

Veja também

Passeios Viatura

Passeios Viatura

Se está de viagem com família ou amigos, esta é uma excelente opção para visitar os locais de maior interesse turístico da Ilha. Um passeio agradável que lhe irá permitir conhecer a ilha, os seus locais emblemáticos, com conforto e sem grandes preocupações.

Experiências que vai gostar

Veja também

Golfe

Golfe

Por: Visit Portugal

“Pinheiros altos, flores coloridas (sobretudo azáleas e hortênsias), diversos lagos naturais e uma manutenção irrepreensível conferem ao campo de golfe da ilha Terceira uma marca dominante da beleza natural da ilha, a que a existência de vários “tees” em cada um dos buracos dá um toque de percurso de campeonato e transforma o jogo numa experiência inesquecível. O buraco 18 – um par 3 – é considerado o mais difícil do campo, pois o “green”, com fortes inclinações e linhas muito difíceis de ler, é protegido por árvores e lagos. Para trás ficaram alguns testes bem exigentes para golfistas de todos os níveis, como o 10 (um para 4 que atravessa uma ravina e que tem um obstáculo de água na frente do “green”) e o 17 (um comprido par 5, com a água a dificultar o “approach”).”

Experiências que vai gostar

Veja também

Experiências Aventura

Experiências Aventura

Para os mais destemidos a ilha disponibiliza condições ideais para a prática de actividades de aventura, e até mesmo radicais, como o Rappel, Slide, Canyoning e Coasteering.

O Rappel e o Slide são duas atividades onde a adrenalina é constante. Utilizam as cordas ou cabos de aço como suporte, quer para realização de manobras, transpor obstáculos ou desníveis. Podem ser atividades integradas no montanhismo, escalada, canyoning, cascading e em outras actividades verticais. O Slide pode permitir obter uma sensação próxima da de voar, onde numa localização privilegiada poderá usufruir das paisagens da ilha.

O canyoning é uma atividade desportiva e de lazer que consiste na descida de cursos de água encaixados e com fortes declives, recorrendo a rappel, saltos, destrepes ou tobogãs para transpor os obstáculos. Esta atividade de água e de montanha permite descobrir paisagens fascinantes e inclui uma componente lúdica muito atrativa. Apesar de na Terceira apenas existirem três percursos equipados, destaca-se o elevado interesse lúdico do canyoning da Agualva, que é tecnicamente fácil e curto mas muito bonito e capaz de proporcionar uma experiência de grande valor. Atualmente existem na ilha empresas que proporcionam experiências desta actividade, incluindo baptismo de canyoning.

O coasteering é uma das formas mais divertidas e originais de conhecer a costa da ilha de Terceira onde pode experimentar várias actividades como a natação, escalada, saltos para a água e caminhada. Poderá conhecer locais que de outra forma seriam inacessíveis. Na ilha da Terceira, existem dois pontos perfeitos para praticar esta atividade, onde pode entrar em contacto com a vida marinha e explorar algumas das muitas grutas do mar que a Terceira tem para oferecer.

Estas são actividades que devem ser praticadas com a máxima segurança pelo que aconselha-se a sua realização com uma empresa da especialidade.

Experiências que vai gostar

Veja também

Todo-o-Terreno

Todo-o-Terreno

Pensar em desportos motorizados, como Jipe ou Moto 4×4, é pensar em aventura e adrenalina. Mas juntar toda esta emoção com paisagens deslumbrantes, faz desta uma atividade não só emocionante, mas também inesquecível.

Passear pelo coração da Ilha, onde o verde é predominante e o ar é fresco, ou percorrendo o litoral, onde olhar o horizonte, contemplando a imensidão do mar que nos acompanha, nos dá uma pequena amostra do que é “Ser Ilhéu”.

Experiências que vai gostar

Veja também

Passeios de Bicicleta

Passeios de Bicicleta

É possível realizar passeios de bicicleta pela ilha, para todos os gostos e com diferentes graus de dificuldade. As grandes emoções são sempre garantidas, seja por trilhos de terra que cruzam as serras ricas em fauna e flora endémica ou pela rede viária, ladeada por hortênsias e matas passando por locais de relevo paisagístico e cultural.

A ilha pode ser explorada facilmente de forma autónoma, mas quando guiados por um profissional qualificado é garantido que não se perdem os melhores spots de passagem.

Sabia que?

Alojamentos Bikotel

A ilha Terceira dispõe de uma rede de alojamentos bike friendly com percursos cicláveis associados. Os alojamentos Bikotel são providos de serviços e infra-estruturas únicas necessárias aos amantes da bicicleta que permitem um atendimento especializado e um maior conforto a quem opta por este serviço.

Experiências que vai gostar

Veja também