Império do Espírito Santo da Rua Nova

A Irmandade do Império do Espírito Santo da Rua Nova, fica localizada na freguesia da Nossa Senhora da Conceição, concelho de Angra do Heroísmo, situada na Praça Dr. Sousa Júnior.

Trata-se de um imóvel construído no último ano do século XVIII, nomeadamente em 1799 e reconstruido após o sismo de 1980.

Este Império celebra a festa do Divino Espírito Santo no domingo anterior à Festa de Nossa Senhora do Carmo.

Possui como corpos gerentes uma Mesa Administrativa, eleita por um período de 5 anos, um Conselho Fiscal e a Assembleia Geral, eleitos por um período de 3 anos, bem como a Comissão de Festas (também designada por Comissão do Império), nomeada pelo período de um ano, pela comissão cessante.

A festa, desta Irmandade, como as demais, inicia-se com a mudança da coroa da casa do irmão que detém as insígnias para o Império onde é rezado o terço, à noite, por todas as pessoas que queiram participar neste ato religioso, durante a semana.

O programa das festas é constituído por iniciativas de caráter religioso e de índole profana. A parte religiosa mantém-se inalterável todos os anos, porém a referente às iniciativas culturais esteve sempre dependente das verbas adquiridas para a sua realização.

Este Império sempre incluiu no seu programa festivo atuações de diversos grupos musicais, cantorias, concertos de filarmónicas, arrematações, etc.

Porém, na década de noventa do século XX, ocorreu um acidente memorável e triste: um dos foguetes atirados durante a festa não estalou e, ao cair no chão, uma criança foi apanhá-lo e este rebentou-lhe nas mãos, causando-lhe a perda de alguns dedos.

Desde essa data, os irmãos deste Império, não mais fizeram do que proceder à mudança da coroa, à reza do terço, à coroação, à celebração de missa solene na igreja paroquial, ao pagamento das irmandades, à extração de pelouros e à nomeação da nova Comissão para o ano seguinte pela cessante.

Fonte: http://roteirodesazores.com/festa/irmandade-do-imperio-do-divino-espirito-santo-da-rua-nova/

Veja também