Império do Espírito Santo da Serreta

O Império do Espírito Santo da Serreta, fica localizado na freguesia da Serreta, concelho de Angra do Heroísmo, situado no Largo da Igreja.

A sua data de construção remonta ao primeiro quartel do passado século, nomeadamente ao ano de 1922.

Nesta freguesia, celebra-se o culto do Divino Espírito Santo nos oito domingos a seguir à Páscoa, com destaque para os dois domingos dos Bodos – Pentecostes e Trindade.

No domingo de Pentecostes, realiza-se o 1º Bodo. Neste dia, da parte da manhã, sai o cortejo da casa do Imperador, acompanhado pela filarmónica, em direção à Igreja paroquial, onde é celebrada missa festiva de coroação, após a qual o préstito dirige-se para a despensa, local onde o pároco benze o pão e o vinho que é distribuído de seguida pelas pessoas presentes.

Habitualmente, da parte da manhã, são sorteados os pelouros que determinam quem são os imperadores dos domingos do próximo ano.

No 1º Bodo são sorteados os 1º, 3º, 5º e 7º domingos.

No 2º Bodo, domingo da Trindade, voltam a realizar-se as atividades que aconteceram no primeiro, e são extraídos os pelouros referentes aos domingos pares para o ano seguinte.
Depois deste cerimonial o cortejo segue para casa do Imperador, ou outro local, onde é servida uma função aos seus convidados. Este almoço/função é constituído pelas tradicionais sopas do

Espírito Santo, cozido, alcatra e arroz doce. Este inclui também o vinho, sumos, pão de leite e massa sovada.

Terminado o almoço/função, durante o qual estiveram presentes no local as insígnias do Divino

Espírito Santo, lá mais para o fim da tarde, o cortejo volta a formar-se e desloca-se até ao império para a segunda parte do bodo, onde as pessoas convivem e vão petiscando os “comes e bebes” que se encontram sobre várias mesas destinadas a esse fim.

Durante este convívio têm lugar as tradicionais arrematações de massa sovada, alfenim, arroz doce, rosquilhas de massa sovada, etc. Os bodos são animados pelos concertos efetuados pela Sociedade Filarmónica Recreio Serretense.

Fonte: http://roteirodesazores.com/festa/imperio-da-serreta/

Veja também