Casa Eco-Museu Dr. Marcelino Moules

Casa Eco-Museu Dr. Marcelino Moules

A Casa Eco-Museu Dr. Marcelino Moules localiza-se na freguesia das Cinco Ribeiras, Concelho de Angra do Heroísmo. Após extensa campanha de restauração, o conjunto, com mais de dois séculos, foi recuperado e inaugurado em outubro de 1994, administrado pela Associação Cultural das Cinco Ribeiras.

Encontra-se instalada num conjunto residencial típico da região do século XVI, integrado por três corpos: casa de moradia, atafona e palheiro. A moradia é representativa das tradicionais habitações rurais terceirenses, contando com uma cozinha com forno de cozer pão, fogão de lenha, amassaria, talhão e vaza em pedra, com mobiliário (mesas, cadeiras, escaparate, celha) e louças da passagem do século XIX para o século XX; um meio da casa, separado dos restantes compartimentos por frontais em madeira, com copeira em cantaria e estrado; e um quarto de cama, mobilado com cama de pinho resinoso, cadeiras, arca e lavatório em ferro. Sobre este quarto foi construído um sótão, que era utilizado como local de dormir.

Na atafona guardam-se alguns apetrechos utilizados na agricultura (carros de bois, cangas, arado, grade, entre outros) e ainda um tear. O palheiro foi modernizado interiormente e serve como cozinha e bar de apoio. O conjunto completa-se com um pátio exterior, um curral de porco, uma rua de galinhas e um pequeno quintal. Trata-se de um exemplo de excelência no que diz respeito ao casario rural típico desta zona.

 

Visita mediante marcação prévia.

Veja também