Império do Espírito Santo da Boa Hora

O Império do Espírito Santo da Boa Hora, fica localizado na freguesia da Terra Chã, concelho de Angra do Heroísmo.

Foi construído na segunda metade do século XX, no ano de 1958. Apesar deste império ter sido construído no referido ano, as festas da Irmandade já se realizavam anteriormente, no início do século, com uma estrutura desmontável, feita de madeira. O império celebra a sua festa em honra do Divino Espírito Santo no segundo domingo a seguir ao Bodo da Trindade.

À semelhança dos restantes impérios, o programa das festas desta irmandade depende, no que concerne à riqueza e diversidade de atividades culturais, dos recursos financeiros adquiridos pela comissão do império para o efeito. A celebração deste antigo culto ao Divino inicia-se com o cortejo da mudança da coroa e restantes insígnias do Espírito Santo, para o império, acompanhado por alguns músicos da filarmónica da freguesia.

Segue-se o terço que é rezado, no império, ao fim da tarde, todos os dias da semana. Neste piedoso ato podem participar os irmãos e demais pessoas que o desejem fazer. Na quinta-feira, realiza-se a ceia dos criadores do império e, sempre que é possível, tem lugar o pezinho e respetiva cantoria, da parte da tarde.

À noite, há iluminação e costuma haver também bazar e uma pequena tasca, cujos proventos revertem a favor do império. No dia seguinte, há a reza do terço, iluminação e uma atuação de um conjunto de música popular. No sábado, da parte da manhã, procede-se à distribuição de pão por toda a freguesia.

Esta Irmandade não costuma distribuir pensões de carne pelos irmãos. Da parte da tarde, o império está aberto para receber as irmandades pagas pelos irmãos e as ofertas de alfenim doadas pelos irmãos e demais pessoas. À noite, há iluminação e a atuação de algum grupo/conjunto musical e/ou artista convidado pela comissão.

No domingo, da parte da manhã, sai do largo do império, acompanhado pela filarmónica da freguesia, o cortejo para a Igreja paroquial, onde é celebrada missa de festa, seguida de coroação.

Após este ato litúrgico, o préstito regressa novamente ao império, onde são depositadas as insígnias do Divino Espírito Santo e, logo de seguida, é feita a nomeação do procurador para o próximo ano. O procurador cessante dirige-se à residência da pessoa que o vai substituir naquelas funções no ano seguinte e entrega-lhe a coroa do Espírito Santo e regressam depois os dois, acompanhados pelos referidos músicos ao império.

Da parte da tarde, efetua-se a distribuição pela freguesia, do alfenim recebido em pagamento de promessas, revertendo as dádivas das pessoas que recebem este doce, a favor do império. À noite, procede-se à extração dos pelouros para as domingas do ano seguinte. Só os irmãos se podem candidatar às mesmas.

Fonte: http://roteirodesazores.com/festa/imperio-do-espirito-santo-da-boa-hora/

Veja também