Império do Espírito Santo da Fonte do Bastardo

O Império do Espírito Santo da Fonte do Bastardo, fica localizado na freguesia da Fonte Bastardo, concelho da Praia da Vitória.

Faz parte do Inventário do Património Histórico e Religioso da Praia da Vitória. Trata-se de uma construção que remonta ao primeiro quartel do século XX, nomeadamente ao ano de 1913, e está situado no caminho corrente, no denominado lugar do Terreiro da freguesia.

O Império desta paróquia possui três coroas do Divino Espírito Santo com os respetivos cetros e salvas, três bandeiras e 12 varas/tochas. O período das Festas do Espírito Santo inicia-se no Domingo da Pascoela e termina no Domingo da Trindade, ou seja, aquando da realização do segundo bodo – Bodo da Trindade.

São, portanto oito semanas de festa a contar com os dois bodos: o primeiro, no Domingo do Pentecostes e, o segundo, no Domingo da Trindade.

No final da tarde do primeiro ou segundo bodo, o responsável da equipa dos mordomos, o “Procurador”, perante as pessoas da freguesia, apresenta o relatório de contas destes eventos. De seguida, procede-se ao sorteio dos pelouros para atribuição das “Domingas” pelos irmãos que desejam pagar promessas e dá-se a conhecer aos presentes a constituição da nova equipa de mordomos para o ano seguinte.

Os emblemas ou insígnias do Espírito Santo (coroa, cetro e bandeira) permanecem em cada uma das oito semanas comemorativas deste culto em casa de um “imperador” sorteado no ano anterior.

Terminado o período festivo do culto ao Divino Espírito Santo, as insígnias no final da festa do segundo bodo são levadas para casa do premiado com a “primeira dominga” do ano seguinte e lá permanecem durante cinco semanas, no fim das quais seguem para o domicílio da pessoa contemplada com a “segunda dominga” e assim sucessivamente até chegarem à residência de quem lhe coube a sorte da “oitava dominga”, ou seja, do segundo bodo – Bodo da Trindade.

Este circuito repete-se todos os anos. Nas festas dos bodos, após a celebração da missa de coroação é repartido pão e vinho pelos habitantes da freguesia e por todos os forasteiros que, na altura, se encontram no local onde o bodo se realiza.

Após a distribuição do bodo e depois do almoço/função oferecido a todos os convidados do imperador, as gentes da freguesia juntam-se, da parte da tarde, no terreiro, local onde fica situado o império, para confraternizarem e apreciarem o arraial.

Normalmente, neste local, é oferecida massa sovada, tremoços, vinho e favas escoadas a todos os presentes, enquanto escutam o concerto da filarmónica da freguesia.

Fonte: http://roteirodesazores.com/festa/imperio-da-fonte-do-bastardo/

Veja também