Império do Espírito Santo da Serra da Ribeirinha

O Império do Espírito Santo da Serra da Ribeirinha, fica localizado na freguesia da Ribeirinha, concelho de Angra do Heroísmo, situado no Terreiro do Paço desta paróquia.

Foi mandado construir em 1911, como devoção e homenagem ao Divino Espírito Santo. Este império, também conhecido pelo “Império do Terreiro do Paço”, destaca-se dos outros, pois possui uma coroa, única na ilha Terceira, conhecida como “Coroa da Alegria”.

Segundo a lenda, este nome provém do contentamento do povo ao ver as lavas, que provinham da erupção do vulcão do Algar do Carvão, desviarem-se para o mar, no lugar da Serretinha, freguesia da Feteira. Assim, o povo acudiu em prece com a referida coroa do Espírito Santo e o bastão.

O Império da Serra da Ribeirinha possui 3 coroas do Espírito Santo, três bandeiras e um bastão. A realização deste culto ocorre sempre nos domingos de Pentecostes e da Santíssima Trindade. Estas festas, de natureza caritativa, são celebradas com respeito e devoção por toda a freguesia e destinam-se à entrega do bodo aos mais necessitados.

Nos períodos de realização das festas dos dois bodos é tradicional realizarem-se a ceia dos criadores, a cerimónia de se ir buscar o vinho do bodo, a cantoria do pezinho, atuações de grupos musicais – folclore e música atual, concertos de filarmónicas – arraiais com iluminação, bazares e outras manifestações culturais.

Nos domingos do Pentecostes e da Trindade, depois das missas de coroação procede-se à distribuição do bodo. No domingo do Pentecostes, realizam-se, durante a tarde, arrematações e  nomeiam-se os mordomos para o ano seguinte.

A festa do primeiro bodo termina, normalmente, na quarta-feira seguinte com a realização de uma tourada à corda. Na quinta-feira começam os festejos do segundo bodo também com iluminação, bazares, atuações de grupos folclóricos, de filarmónicas e de artistas convidados, etc.

No domingo da Trindade, à noite, é costume haver concertos de filarmónicas, seguindo-se o sorteio dos pelouros para velar e coroar no ano seguinte. A festa termina também com uma tourada à corda, na segunda feira seguinte.

Fonte: http://roteirodesazores.com/festa/imperio-da-serra-da-ribeirinha/

Veja também