Império do Espírito Santo da Terra Chã

O Império do Espírito Santo da Terra Chã, fica localizado na freguesia da Terra – Chã, concelho de Angra do Heroísmo, situado no Terreiro, ao lado da igreja paroquial.

A data da sua construção remonta ao terceiro quartel do século XIX, ao ano de 1861. Esta irmandade celebra a sua festa em honra do Divino Espírito Santo nos domingos de Pentecostes – primeiro bodo, e da Trindade, segundo bodo.

A semelhança dos restantes impérios, o programa das festas desta irmandade depende, no que concerne à riqueza e diversidades de atividades culturais, dos recursos financeiros adquiridos pela comissão organizadora para o efeito.

No sábado anterior ao primeiro bodo as insígnias vão para o império e procede-se à bênção da carne, pão e vinho que são distribuídos, nesse dia, por toda a freguesia. No Domingo de Pentecostes o cortejo do Espírito Santo, acompanhado por uma filarmónica, dirige-se para a Igreja paroquial, onde é celebrada missa de festa, seguida de coroação.

Terminado este ato litúrgico o préstito regressa ao império, onde ficam depositadas as insígnias. No final deste dia, há iluminação e uma iniciativa de natureza cultural, que pode ser um concerto de filarmónica, a apresentação de um grupo de música popular ou de um artista convidado para o efeito pela comissão da festa.

No final da noite é efetuado o sorteio dos pelouros para o ano seguinte. Na segunda-feira do Espírito Santo, dia da Região, realiza-se um bodo de leite e, da parte da tarde, uma tourada à corda, que encerra a festa do primeiro bodo.

No dia seguinte, terça-feira e até ao Domingo da Trindade, é rezado o terço no império, no qual podem participar todas as pessoas que assim o desejem. No domingo, o cortejo do Espírito Santo, volta a sair do império para a Igreja paroquial, onde é celebrada missa cantada, seguida de coroação.

Terminada esta cerimónia, os irmãos e demais pessoas regressam, em cortejo, acompanhado pela filarmónica, ao império. De seguida é feita a nomeação do procurador para o próximo ano.

Neste mesmo dia, da parte da tarde, é efetuada a distribuição de alfenim pela freguesia, com a finalidade de se angariarem fundos para o império. No fim do dia, à semelhança do que aconteceu no domingo anterior, há iluminação e uma iniciativa de natureza cultural, que encerra a festa.

Fonte: http://roteirodesazores.com/festa/imperio-do-espirito-santo-da-terra-cha/

Veja também