Império do Espírito Santo de São Luís

O Império do Espírito Santo de São Luís, está localizado na freguesia de São Bento, concelho de Angra do Heroísmo.

A data de construção deste Império remonta ao século dezanove, ao ano de 1893. Este Império é detentor de 32 coroas do Espírito Santo e 7 bandeiras. A realização da festa tem lugar no “Domingo de Pentecostes” e da “Santíssima Trindade”.

No período que antecede os domingos das duas coroações, realizam-se: a “ceia dos criadores”, a bênção e distribuição da carne, de massa sovada, de vinho, a reza diária do terço, atuações de grupos folclóricos, de conjuntos musicais, de artistas, vacadas e bezerradas, a cantorias ao desafio com diversos cantadores/improvisadores da ilha terceira, etc.

Durante estes dias, há iluminação e bazar. Nos domingos, os cortejos de coroação saem das casas dos imperadores acompanhados por uma banda filarmónica e dirigem-se para a igreja paroquial  onde é celebrada a missa festiva de coroação. Na tarde destes domingos (Pentecostes e Trindade) são nomeados os mordomos para o ano seguinte. Na segunda-feira do primeiro bodo, realiza-se, da parte da manhã, o bodo de leite, seguindo-se-lhe as tradicionais arrematações. Os festejos do 1º bodo terminam na 3ª feira com a realização de uma tourada à corda em S. Luis.

Na 2ª feira do segundo bodo, realiza-se, após o horário de trabalho, a procissão de oferendas e o tradicional bodo de leite, seguindo-se a atuação de grupos musicais. O programa festivo do 2º bodo encerra também com a realização de uma tourada à corda no lugar de S. Luis. Os dois bodos – domingo de Pentecostes e domingo da Santíssima Trindade, realizam-se no mesmo local e no mesmo império. Porém, cada qual tem mordomos próprios e programas separados.

Fonte: http://roteirodesazores.com/festa/imperio-de-s-luis/

Veja também