Império do Espírito Santo de São Mateus da Calheta

O Império do Espírito Santo de São Mateus, está localizado na freguesia de São Mateus da Calheta, concelho de Angra do Heroísmo, situado no lugar do Terreiro da citada paróquia, junto da estrada corrente, no cruzamento com a Canada do Capitão-mor.

O ano da sua construção, visível no frontispício do edifício, remonta ao século XIX, nomeadamente, a 1873. Porém, esta data, refere-se à sua reconstrução, porquanto o mesmo, em 1855, foi atingido e destruído por um forte temporal, facto que prova que a sua fundação é anterior, sendo, portanto, a criação da irmandade mais antiga. Ao lado deste imóvel existe uma despensa de apoio às atividades desenvolvidas pela irmandade e que serve também como espaço de arrumos para loiças, mesas, bancos, etc.

Este império celebra a festa do culto ao Divino Espírito Santo nos domingos de Pentecostes e Trindade, em torno dos dois Bodos, sendo o primeiro denominado da Terra e o segundo, do Mar.

As Festas do Divino Espírito Santo são constituídas por uma irmandade própria, porém o Império é sede de duas festas: a primeira realiza-se nos dias do primeiro bodo – o da Terra – a segunda tem lugar, nos dias do segundo bodo – o do Mar. No denominado Bodo da Terra, ou seja no domingo de Pentecostes, sai o cortejo do Império para a Igreja paroquial, onde há missa festiva de coroação, após a qual o préstito regressa ao citado imóvel. A seguir, processa-se a distribuição do bodo, pão e vinho, pelos presentes. Terminado este ato, é escolhido o mordomo para o ano seguinte que, por sua vez, nomeia a comissão que com ele irá trabalhar na organização do bodo do novo ano. Nesta altura, e no sábado anterior, os irmãos pagam as irmandades e, à noite, são extraídos os pelouros para o novo ano. Durante a tarde, há arraial com concerto de filarmónica, bazar, arrematações e convívio animado com petiscos, massa sovada, vinho, favas escoadas, tremoços, etc., entre as pessoas presentes no terreiro.

No âmbito do programa do denominado “Bodo da Terra” são realizadas duas touradas à corda: uma, no sábado antes do domingo de Pentecostes, e  outra na quarta-feira seguinte. Os responsáveis pela realização do “Bodo do Mar” dão também uma tourada à corda na primeira quarta-feira à frente do Domingo da Trindade.

Fonte: http://roteirodesazores.com/festa/imperio-de-sao-mateus-da-calheta/

Veja também