Império do Espírito Santo do Bairro do Lameirinho

O Império do Espírito Santo do Bairro do Lameirinho, conhecido também por Império da Urbanização do Lameirinho, está localizado na freguesia de Nossa Senhora da Conceição, concelho de Angra do Heroísmo, situado no Largo da referida Irmandade.

Este imóvel foi construído no último quartel do século passado, nomeadamente,  no ano de 1991. A referida irmandade celebra a festividade do Divino Espírito Santo no terceiro  domingo do mês de agosto. Luís Carlos Fagundes Ferreira, António Santos Machado, José Martins Cota, Álvaro Fernando Carvalho da Silveira, João Paulo da Costa Moniz, João Paulo Pavão dos Santos e João Fernando Romeiro Medeiros foram os fundadores desta irmandade (Irmandade do Império do Bairro Social do Lameirinho) que possui como órgãos gerentes uma Comissão Zeladora, um Conselho Fiscal, a Assembleia Geral (todos eleitos por um período de 5 anos) e a Comissão de Festas (também designada por Comissão do Império), nomeada pelo período de um ano, pela comissão cessante.

A festa, desta Irmandade, como as demais, inicia-se com a mudança da coroa da casa do irmão que detém as insígnias para o Império onde é rezado o terço, à noite, por todas as pessoas que queiram participar neste ato religioso, durante a semana. O programa das festas é constituído por iniciativas de caráter religioso e de índole profana.

A parte religiosa mantém-se inalterável todos os anos, porém a referente às iniciativas culturais está sempre dependente das verbas adquiridas para a sua realização. Assim, durante a semana, normalmente no primeiro dia deste período festivo (sábado anterior ao 2º domingo de agosto), é costume fazer-se a apresentação do gado do Império; na 3ª-feira, ao fim do dia, realiza-se a prova do vinho no mesmo local; na 5ª-feira, tem lugar a bênção da carne, do pão e do vinho e sua distribuição pelos irmãos; na 6ª-feira, a partir das 18H00 assiste-se ao tradicional Pezinho com cantadores/improvisadores da ilha e à noite, realiza-se a Ceia dos Criadores; no sábado, é costume haver uma “vacada” no serrado situado atrás do Império.

O dia, por excelência da festa, acontece no domingo. Assim, da parte da manhã, o cortejo da coroação, acompanhado por filarmónica, parte do império para a capela do bairro, onde é celebrada missa solene. A parte da tarde, é preenchida com o pagamento das irmandades e com um almoço oferecido às crianças e pessoas que se encontram na fase da 3ª idade. Este dia termina com a extração dos pelouros para o ano seguinte.

Na 2ª-feira seguinte, realiza-se o tradicional “bodo de leite”, durante o qual são distribuídos leite, massa doce e vinho às pessoas presentes. As festas do Divino Espírito Santo promovidas pela Irmandade do Império da Urbanização do Lameirinho encerram na 3ª-feira seguinte. Durante este período festivo, realizam-se, à noite, sempre que existem disponibilidades financeiras, atuações de diversos agrupamentos  musicais da ilha e até, por vezes, de outras ilhas. Esta, como as demais festas do Divino Espírito Santo, promovem o diálogo e o convívio entre os habitantes desta Urbanização e de outras pessoas que assistem às iniciativas religiosas e culturais que aqui, nesta altura, se realizam, pelo que são consideradas fator de dinamização e coesão social.

Fonte: http://roteirodesazores.com/festa/irmandade-do-imperio-do-bairro-social-do-lameirinho/

Veja também