Império do Espírito Santo do Porto Martins

A Irmandade do Divino Espírito Santo do Porto Martins, fica localizada na freguesia do Porto Martins, concelho da Praia da Vitória,  situada no Largo do Comendador Pamplona, em frente à igreja paroquial da citada freguesia.

A data da sua fundação remonta ao dia 16 de abril do ano de 1902, como consta na sua fachada. As denominadas coroações do Divino Espírito Santo decorrem nesta freguesia do Domingo da Pascoela ao da Santíssima Trindade.

Segundo documentos antigos pertencentes a este império, já em 1869 se praticava, nesta freguesia, o culto ao Divino Espírito Santo. Em 1882, foi doada por um desconhecido uma coroa do Espírito Santo, que ainda hoje existe, a qual é considerada uma verdadeira relíquia de grande valor e estima do povo desta freguesia.

Nesse tempo longínquo, o império existente era de madeira. Graças ao Senhor Comendador do Porto Martins foi construído, em 1902, a expensas do próprio, um novo império e uma despensa.

Em 1980, um forte sismo, que abalou as ilhas Terceira, Graciosa e S. Jorge, destruiu o império, tendo a sua reconstrução sido efetuada em 1982/83, mercê da significativa ajuda do Governo Regional de então e da população em geral.

Esta Irmandade possui todas as alfaias necessárias à realização das coroações que anualmente têm lugar. A coroa primitiva do Espírito Santo, dada a sua antiguidade (anterior a 1882), para além do seu valor real e artístico, possui outro de natureza estimativa, uma vez que se trata do primeiro símbolo do Espírito Santo que serviu esta irmandade, durante mais de um século.

Com o intuito de se garantir a preservação desta joia do tesouro da freguesia, foi constituída, em 1982, um comissão de jovens com o objetivo de angariar fundos para a aquisição de uma nova coroa para substituir a primitiva, facto que veio a concretizar-se.

Assim, com o apoio de toda a comunidade foram compradas duas coroas que estão a servir, atualmente, a referida irmandade. A Irmandade do Espírito Santo do Porto Martins nos domingos de Pentecostes e da Santíssima Trindade, nos denominados dias do bodo, após as missas festivas de coroação, distribui pão e vinho pelos irmãos e demais pessoas presentes no largo da igreja.

Da parte da tarde, nesses dias, as gentes da freguesia reúnem-se no citado local para confraternizarem e petiscarem as tradicionais favas escoadas, tremoços, massa sovada, etc, e para beberem o saboroso vinho de cheiro daquela localidade.

Enquanto decorre o arraial são efetuadas arrematações, sorteiam-se os pelouros  e procede-se à nomeação dos mordomos para os dois bodos do ano seguinte.

Fonte: http://roteirodesazores.com/festa/irmandade-do-divino-espirito-santo-do-porto-martins-3/

Veja também