Mar de Descobertas

Por: João Pedro Barreiros, Doutorado em Biologia e Ecologia Animal

A Terceira está repleta de encantos e mistérios marítimos. A sua orografia e a localização geográfica criam as condições perfeitas para um magnífico passeio de barco e a observação da esplêndida vida marinha.

No topo do vulcão que aconchega a cidade de Angra do Heroísmo, o imponente Monte Brasil, encontram-se jovens observadores que vigiam as grandes baleias e cachalotes e as mais variadas espécies de golfinhos bem como as raras baleias-de-bico que cruzam os mares açorianos. São eles que informam as embarcações da localização destes cetáceos e permitem que todos a bordo possam observar e apreciar estes admiráveis animais. A Ilha Terceira tem sido considerada a ilha com maiores taxas de sucesso nestas observações. 

O mar e a terra unem-se para dar lugar a zonas balneares, onde o negro das pedras vulcânicas é uma constante. Na costa sul, o Porto Martins, a Gruta das Agulhas e as Cinco Ribeiras e, na costa norte, a Vila Nova, as Quatro Ribeiras e os Biscoitos oferecem paisagens naturais incríveis e experiências únicas aos amantes do mar, da praia e das atividades náuticas.

Para quem tem o mergulho nas suas atividades de eleição, a gruta das Cinco Ribeiras, um magnífico tubo de lava submarino rico em vida marinha, integrado no Parque Natural da Terceira, é um dos spots mais deslumbrantes da ilha. De fácil acesso e baixa profundidade, este spot oferece um mergulho de dificuldade reduzida e a oportunidade de observar toda uma riquíssima vida marinha. De vasta riqueza é também o Parque Arqueológico Subaquático, localizado na baía de Angra do Heroísmo. Um verdadeiro museu subaquático, de características únicas no país, outrora palco de mais de meia centena de naufrágios. O Cemitério das Âncoras, do século XVI, e o naufrágio do navio a vapor Lidador, afundado em 1878, são algumas das demais atrações fantásticas, proporcionadas por um mergulho até 10 metros de profundidade.

Os míticos Ilhéus das Cabras apresentam uma paisagem marinha única, perfeita para passeios de barco, paddle ou kayak para os mais audazes. Nestas duas pequenas ilhas, é possível mergulhar nas águas cristalinas, assim como, explorar toda a sua biodiversidade, incluindo aves marinhas raras. Ainda neste local, uma fascinante gruta acolhe, principalmente nos meses de verão, populações reprodutoras do ratão-águia Myliobatis aquila, que frequentemente se podem observar de fora de água.

A ilha Terceira reúne as condições perfeitas para os amantes do mar e da aventura!

Informações úteis

Duração recomendada: 3 ou mais dias

Nível de dificuldade: Fácil

Vestuário: Não se deixe enganar pelos dias mais nebulosos. O protector solar, os óculos escuros e chapéu são peças fundamentais a trazer na mala. Não pode também dispensar a roupa para banhos de mar.

Horários: Poderá realizar as actividades praticamente em qualquer altura do ano, é contudo importante ter atenção às condições meteorológicas e agitação do mar.

Reservas: Se fizer um planeamento com alguma antecedência, através de uma agência de viagens ou empresa de animação turística, é possível criar algumas atividades de animação complementares como os passeios pela ilha passando nos melhores spots balneares ou até mesmo um almoço ou lanche alusivo ao mar e às mais variadas espécies de peixes e marisco

Links úteis: Spots de Mergulho na Ilha Terceira