Festividades e Tradições

A Alegria do povo!

Não há ilha como a nossa no que diz respeito a festa e fazemos questão em preservar e valorizar a arte do bem-receber.

As Festas do Espírito Santo centradas nos pitorescos Impérios, são vividas com intensidade: as oito semanas que medeiam entre o domingo de Páscoa e o domingo da Trindade dão lugar às funções e aos bodos que animam as diferentes localidades da ilha.

No período do Entrudo são típicas as Danças de Carnaval, uma manifestação singular de teatro popular. Durante três dias, os terceirenses saem à rua ou recolhem aos salões para não perder pitada das chamadas “danças” ou “bailinhos”. Durante o espectáculo, os membros de cada grupo interpretam um enredo, onde a sátira marca presença assídua.

As Sanjoaninas, festas dedicadas ao São João, ocupam as ruas de Angra do Heroísmo durante dez dias do mês de Junho. Cortejos, concertos musicais, touradas (de praça ou à corda), tasquinhas de petiscos, espectáculos de teatro e fogo-de-artifício e provas desportivas, têm o seu ponto alto no desfile das marchas populares.

Em Agosto, a Praia da Vitória apresenta um cartaz recheado de eventos e de propostas irresistíveis: as Festas da Praia incluem touradas, exposições, desfiles, feira gastronómica, concertos e eventos desportivos náuticos.

No início de Setembro, as Festas da Vinha e do Vinho animam os Biscoitos, terra de tradição vinícola.

Angra do Heroísmo é também palco de dois relevantes festivais de música: o festival AngraRock, em Setembro e o festival internacional AngraJazz, em Outubro.

Ainda hoje, as festas terceirenses são animadas por cantares ao desafio, onde cantadores improvisam versos para delícia da assistência.

A Tourada é ancestral e a ilha mantém várias ganadarias activas. A actividade divide-se em touradas de praça e as típicas touradas à corda*, em que o touro corre pelas ruas da localidade preso por uma comprida corda segura por um grupo de homens. A época taurina decorre geralmente entre Maio a Outubro.

Recomendações de segurança para as Touradas à Corda

Tours, Programas e Oportunidades ...

Festividades e Tradições > Cultural

https://www.exploreterceira.com/ver-fazer/festividades-e-tradicoes/

O que dizem sobre nós...

Próximos eventos na ilha...