Património Natural

Com uma história eruptiva muito complexa, a ilha distingue-se das restantes pela variedade de vestígios de actividade vulcânica que assumem formas peculiares. Conta com 7 geossítios de assinalável geodiversidade: Algar do Carvão; Caldeira de Guilherme Moniz; Caldeira da Serra de Santa Bárbara e Mistérios Negros; Furnas do Enxofre; Monte Brasil; Pico Alto, Biscoito Rachado e Biscoito da Ferraria; Ponta da Serreta e escoadas lávicas.

O Parque Natural da Terceira, o mais extenso do arquipélago dos Açores, é constituído por 20 áreas protegidas distribuídas pelo território da ilha e pelo mar territorial adjacente. Áreas de vegetação natural com fraca ou nenhuma intervenção humana, como é exemplo a Caldeira da Serra de Santa Bárbara, classificada como Reserva Natural Integral do Parque Natural da Terceira e que é ocupada por uma vasta variedade de flora e fauna endémicas.

No meio do Atlântico, a quase igual distância entre a América e a Europa, esta ilha verdejante é visitada por aves perdidas das suas rotas, oriundas dos dois continentes. Crescem, lado a lado, espécies da América e da Europa, reencontram-se outras, que a geografia tinha separado há muitos milhares de anos e despontam outras que o destino extinguiu nos continentes. A linha de costa da ilha e ilhéus adjacentes constituem importantes habitats para algumas espécies de aves marinhas de entre as mais importantes da Europa, que todos os anos se deslocam aos Açores para nidificar ou descansar.

Tours, Programas e Oportunidades...

Património Natural > Tours

https://www.exploreterceira.com/ver-fazer/patrimonio/natureza/
O que dizem sobre nós...

Artesã terceirense cria malas inspiradas nos leques espanhóis

acorianooriental.pt

Wild Azores – National Geographic

Nat Geo Wild | 2017

Europe`s Best-Kept Secret | Top 10 Region

Lonelyplanet.com | 2017

La Baiona-Azores devolverá al club al escenario internacional

Faro de Vigo | 2016