Património Natural
Com uma história eruptiva muito complexa, a ilha distingue-se das restantes pela variedade de vestígios de actividade vulcânica que assumem formas peculiares. Conta com 7 geossítios de assinalável geodiversidade: Algar do Carvão; Caldeira de Guilherme Moniz; Caldeira da Serra de Santa Bárbara e Mistérios Negros; Furnas do Enxofre; Monte Brasil; Pico Alto, Biscoito Rachado e Biscoito da Ferraria; Ponta da Serreta e escoadas lávicas.
O Parque Natural da Terceira, o mais extenso do arquipélago dos Açores, é constituído por 20 áreas protegidas distribuídas pelo território da ilha e pelo mar territorial adjacente. Áreas de vegetação natural com fraca ou nenhuma intervenção humana, como é exemplo a Caldeira da Serra de Santa Bárbara, classificada como Reserva Natural Integral do Parque Natural da Terceira e que é ocupada por uma vasta variedade de flora e fauna endémicas.
No meio do Atlântico, a quase igual distância entre a América e a Europa, esta ilha verdejante é visitada por aves perdidas das suas rotas, oriundas dos dois continentes. Crescem, lado a lado, espécies da América e da Europa, reencontram-se outras, que a geografia tinha separado há muitos milhares de anos e despontam outras que o destino extinguiu nos continentes. A linha de costa da ilha e ilhéus adjacentes constituem importantes habitats para algumas espécies de aves marinhas de entre as mais importantes da Europa, que todos os anos se deslocam aos Açores para nidificar ou descansar.
-
Centros de Interpretação
-
Geossitios
-
Jardins e Parques
-
Aves dos Açores