Império do Espírito Santo da Canada de Belém

O Império do Espírito Santo da Canada de Belém, fica localizado na freguesia da Terra Chã, concelho de Angra do Heroísmo.

Foi construído na segunda metade do século XX, no ano de 1958, por um grupo de cinco homens orientado pelo senhor José Sousa dos Santos.

Apesar deste império ter sido construído no referido ano, as festas da Irmandade já se realizavam anteriormente, no início do século, com uma estrutura desmontável, feita de madeira. Este império celebra a sua festa em honra do Divino Espírito Santo no quinto domingo depois da Páscoa, ou seja, no dia em que tem lugar, em Ponta Delgada, a procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

À semelhança dos restantes impérios, o programa das festas desta irmandade depende dos recursos financeiros adquiridos pela comissão organizadora para o efeito. As celebrações do culto ao Divino iniciam-se com a mudança da coroa e restantes insígnias do Espírito Santo, no domingo anterior ao da festa, da casa do mordomo para o império, acompanhada por alguns músicos da filarmónica da freguesia.

Segue-se o terço que é rezado no império ao fim da tarde, todos os dias da semana, onde  podem participar todos os irmãos e demais pessoas que o desejem fazer. Na quinta-feira, sempre que é possível, realiza-se o pezinho e respetiva cantoria, da parte da tarde. À noite, há iluminação, bazar e tasca.

No sábado, efetua-se a distribuição das pensões, constituídas por carne e pão, por todos os irmãos que contribuíram com as suas dádivas para o império. Tal como no dia anterior, há iluminação e a atuação de algum grupo/conjunto musical e/ou artista convidado pela comissão. No domingo, da parte da manhã sai do largo do império, acompanhado por uma filarmónica, o cortejo para a Igreja paroquial, onde é celebrada a missa, seguida de coroação.

Após este ato litúrgico, o préstito regressa ao império, seguindo-se a distribuição de pão de água pelos presentes. Depois poderá haver uma refeição na despensa do império, destinada às pessoas que integraram o cortejo. No sábado e domingo podem ser pagas as irmandades pelos irmãos que o desejem fazer.

Depois das sopas do Espírito Santo há a nomeação dos mordomos para o ano seguinte e procede-se à distribuição de alfenim pela freguesia, com a finalidade de se angariarem fundos para o império. Esta é acompanhada por alguns músicos da filarmónica e pelo estalar de foguetes. Neste mesmo dia, à noite, há iluminação e tasca. No final tiram-se as sortes das domingas para o novo ano.

A festa deste império termina na segunda-feira, com uma ida ao mato e a realização de uma tourada à corda na Canada de Belém.

Fonte: http://roteirodesazores.com/festa/imperio-do-espirito-santo-da-canada-de-belem/

Veja também