João Rocha

João Rocha é um barbeiro e artista terceirense que estudou e trabalhou em lugares como Londres, Las Vegas, Florença, Milão, Dubai ou Escócia. Quando se formou, quase ninguém queria ser barbeiro, era uma profissão que estava a cair em desuso.

É atualmente um dos mais conhecidos barbeiros Portugueses , é fundador e gerente da  @thebarbershopbyjoaorocha, está nomeado para um para Grammy [Barber of the Year], já foi agraciado com uma medalha de honra municipal  pelo contributo na  divulgação dos Açores pelo mundo, atribuída pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, e uma medalha de mérito Empresarial pela Freguesia  onde abriu o seu primeiro estabelecimento.

Na sua terra natal João recomenda visitarem  o Algar do Carvão e a Zona Balnear dos Biscoitos mas, mais do que lugares, ele recomenda acima de tudo a quem nos visita que  participem ou assistam às  festividades da ilha:  “São as nossas tradições e as nossas gentes que fazem a diferença para as restantes ilhas.” 

As festa que mais adora são  as Sanjoaninas e as Festas da Praia.

Mas também gosta das celebrações dos Espírito Santo e dos respetivos dias de Bodo,  do Carnaval Terceirense e do “Menino mija” no Natal.  “São tudo celebrações muito nossas, e que não se consegue encontrar igual em outra parte do mundo.” 

A nível gastronómico o João recomenda experimentarem…

 Alcatra, sopas de espírito Santo, arroz doce e massa sovada. Tudo iguarias que tem um sabor único na ilha Terceira.

Um dia perfeito na Terceira é … 

“…um dia de festa. Ou seja, de manhã ir ao mato ver apartarem os touros, comer um bifana, depois vir no cortejo até à freguesia onde està a haver a festa, assistir à tourada e depois ficar para a festa à noite.

Muitas histórias poderia contar mas ficam acima de tudo as boas memórias de toda a minha infância e adolescência que passei. É sem dúvida um dos melhores lugares para se viver no mundo inteiro. Sinto-me um privilegiado ter nascido na ilha Terceira.”

 

Artigos Semelhantes