Atividades de Mar

Atividades de Mar

Da natação com golfinhos, aos desportos de ondas, a ilha tem todas as condições para poder vivenciar uma enorme diversidade de atividades de mar. 

Dada a sua situação geográfica, a ilha oferece condições de excelência para a prática dos desportos de ondas e em vários contextos: beach breaks, reef breaks e point breaks. Existem uma série de locais que podem ser escolhidos pelo praticante de acordo com as condições que pretendem e com a altura do ano. A ondulação é normalmente consistente, a beleza natural dos locais é um facto adquirido, mas a temperatura da água é sem dúvida o aspecto que mais encanta os amantes da actividade de Surf.

A baía da Praia da Vitória oferece condições óptimas para a prática de vela e de desportos náuticos, com fortes elogios de campeões mundiais e europeus presentes nos vários campeonatos já realizados neste local proporcionando momentos de encontro e treino dos principais velejadores do ranking internacional.

Os amantes do alto mar e de cetáceos podem experimentar emoções únicas, ao ver e nadar com golfinhos no seu habitat natural.

Há, ainda, a possibilidade de de conhecer as encostas da ilha através do caiaque, canoa ou stand up paddle, explorando zonas de águas translúcidas e grutas perdidas no oceano.

Para os amantes de pesca, há opções de pesca desportiva.

Links Úteis:
– Spots Surf, Windsurf e SUP na Terceira
– Surf nos Açores
– Azores Wind Foil Open Challenge

Tours, Programas e Oportunidades...

Mergulho e Snorkeling

Mergulho e Snorkeling

Por: Alexandre Jacinto, licenciado em ciências do desporto e educação física e mergulhador profissional.

“A descoberta subaquática na ilha Terceira é fascinante! É possível desfrutar dos mais diversos cenários subaquáticos como o parque arqueológico de Angra, os pequenos ilhéus, as baixas submarinas, grutas e recifes de rocha vulcânica. Desbravar o mundo submerso, por entre o bailado das muitas espécies de peixes que habitam os fundos vulcânicos, é uma experiência única e inesquecível que pode ser proporcionada pelos vários profissionais de mergulho existentes na ilha.

Por outro lado, se preferir baste colocar uma máscara, um tubo e umas barbatanas! É o suficiente para desfrutar do mundo subaquático mais superficial da ilha Terceira. A visibilidade é excelente para observar, através de snorkeling, as várias espécies marinhas e abruptas formações rochosas que se escondem no mundo submerso da ilha.

Links úteis:
Spots de Mergulho na Ilha Terceira

 

Tours, Programas e Oportunidades...

Passeios de Barco

Passeios de Barco

Os passeios de barco são uma excelente opção para a contemplação da orla marítima da ilha, descobrindo os seus encantos e singularidades, como é o caso do Ilhéu das Cabras.

Pode navegar com diferentes tipos de embarcações, com motor ou velas.

A ilha Terceira está bastante próxima de outras ilhas do grupo central, como a Graciosa ou São Jorge. A partir daqui poderá viajar para outras ilhas tendo a possibilidade de regressar no próprio dia, ou aproveitar para ficar uns dias e realizar actividades organizadas pela própria empresa que fornece o transporte.

 

Tours, Programas e Oportunidades...

Observação de Cetáceos

Observação de Cetáceos

Por: Breno Toste, 28 anos, Biólogo marinho

“O Arquipélago dos Açores é conhecido mundialmente como uma zona de extrema importância na rota de migração dos cetáceos. Por aqui passa um terço das espécies de baleias e golfinhos do mundo. Na ilha Terceira a observação de cetáceos é possível durante todo o ano. De binóculos, o vigia procura por baleias e golfinhos e indica a direção para as embarcações que é responsável. E o que dizer quando encontramos esses “gigantes do mar” no seu habitat natural … sem palavras! Uma experiência que a não perder quando visitar a ilha Terceira.”

Tours, Programas e Oportunidades...