Império do Espírito Santo dos Remédios

O Império do Espírito Santo dos Remédios fica localizado na freguesia da Nossa Senhora da Conceição, concelho de Angra do Heroísmo, na Rua Francisco de Ornelas (Bairro do Corpo Santo).

Foi fundado em 1909, no Largo dos Remédios, e depois transferido, em 1959, para a Rua Francisco Ornelas, junto à Ermida de Nossa Senhora da Boa Viagem. Esta irmandade possui uma coroa datada de 1850 e foi fundada pela família Canto e Castro.

Trata-se de uma irmandade centenária que celebra a sua festa em honra do Divino Espírito Santo no domingo da Trindade. Esta tem o seu início, no referido domingo com a mudança da coroa para o império onde, à noite, é rezado o terço durante a semana.

Num dos dias, normalmente à quarta-feira, realiza-se a Ceia dos Criadores e dos Benfeitores do Império. É tradicional esta refeição ser uma caldeirada de congro. É de salientar que, há 40 anos, este jantar era confecionado com santola, lagosta e cavaco, em virtude de se tratar de um bairro de pescadores, que doavam ao Divino os mariscos que apanhavam.

A bênção da carne e a sua repartição pelos Benfeitores do Império é realizada na sexta-feira. A coroação é o ponto alto das festividades em louvor do Paráclito, que se realizam, naquele império.

No sábado, que antecede o dia da festa, há a distribuição de esmolas e a recitação do terço no império, no qual podem participar todos os interessados neste ato litúrgico. Após a reza do terço é costume encerrar-se a noite com uma atividade cultural que, normalmente, consiste na atuação de um grupo musical contratado para o efeito.

No domingo da festa, da parte da manhã, há a concentração de crianças junto ao Império dos Remédios para a coroação, cujo cortejo, acompanhado pela Fanfarra Operária Gago Coutinho e Sacadura Cabral, sai em direção à Ermida de Nossa Senhora da Boa Viagem, onde é celebrada missa por alma dos irmãos falecidos.

Terminado este ato litúrgico, o cortejo de coroação percorre algumas das artérias do Bairro do Corpo Santo, após o qual, tem lugar uma função em louvor do Divino Espírito Santo, na rua em frente ao Império, na qual pode participar o público em geral, constituída por sopa, cozido, alcatra, arroz doce, massa sovada, pão, vinho e sumos. Nesse mesmo dia, à noite, há animação musical e a extração de pelouros, seguida da nomeação da Comissão de Festas para o ano seguinte.

Na segunda-feira seguinte, realiza-se, à noite, o Bodo de Leite, cujo desfile é efetuado entre o Império da Caridade e o Império dos Remédios, ambos sediados neste Bairro do Corpo Santo. A festa deste dia costuma terminar com a atuação de um grupo musical.

As festividades desta irmandade terminam com a realização de uma tourada à corda no sábado seguinte, da parte da tarde.

Fonte: http://roteirodesazores.com/festa/imperio-dos-remedios/

Veja também